Não conhecer seu público-alvo

Talvez o mais importante passo para o sucesso da sua clínica seja focar em conhecer profundamente quem é o seu público-alvo. Pode parecer um pouco óbvio, que quando abrimos uma clínica estética saibamos para quem exatamente venderemos nossos tratamentos – em geral homens e/ou mulheres de 30 a 60 anos, classe A e B. Bom, talvez a 10 anos atrás isso fosse suficiente para traçar uma estratégia, mas a verdade é que atualmente só isso não basta!

Seus tratamentos atendem homens e mulheres? Em que cidade ou bairro este público mora? Quais são as preferências desse público? O que ele deseja? Quais são seus hábitos de consumo? Que problemas enfrentam no seu cotidiano? Quem são seus influenciadores?

É importante saber responder estas perguntas para poder montar uma boa estratégia. Ouvir as críticas e as sugestões dos pacientes é sempre válido nesta hora. Analise, colete dados e escreva toda informação que conseguir e use-a a seu favor.

Ser mais do mesmo

Como você sabe, sua clínica de estética não é a única existente na sua cidade. Existem muitas outras, talvez até na mesma rua que a sua. A questão é:  o que você está fazendo de diferente desses concorrentes? O que faria uma pessoa optar pela sua clínica ao invés da que fica no outro lado da rua, que tem os mesmos tratamentos, e talvez os mesmos preços?

Melhor atendimento, talvez? Com certeza o atendimento é um dos fatores que pesam para algumas pessoas, mas sozinho, não define nada. É preciso mais que isso, é preciso ser altamente relevante para o paciente, é preciso entregar além do que se promete.

Busque formas criativas de se diferenciar da concorrência, não apenas baixando seus preços – o que inclusive, nem sempre se prova uma boa estratégia a longo prazo.

Achar que sempre vai dar certo

“O mercado de estética só cresce”. “É só abrir uma clínica que os pacientes aparecem”. “Meu pai era médico e nunca precisou de marketing para ter mais pacientes”.

É importante sempre manter uma atitude positiva, claro, porém nunca devemos deixar de observar as mudanças do mercado, do cenário econômico e dos hábitos dos consumidores. É preciso entender que estratégias de marketing que davam certo há 20 anos, podem não ser mais adequadas para os dias de hoje. Sempre tenha o bom senso e a coragem para admitir que não sabe tudo e que está na hora de mudar.