Com frequência ouço colegas de profissão (neste caso a minha, publicidade) reclamando que os anunciantes estão sumindo, que clientes estão encerrando contratos porque não estão vendendo o suficiente etc.

É fato conhecido para todos da área da comunicação, que quando uma crise surge, o primeiro corte que o cliente faz é na publicidade e no marketing. Neste ponto, o que posso dizer é o seguinte: O cliente que corta a verba da comunicação para economizar, se compara ao homem que tira a pilha do relógio para o tempo não passar.

De que adianta ter o melhor serviço disponível no mercado, se ninguém ouviu falar dele?

Quanto a crise, digo com segurança, não há crise para aquele que sempre é visto e lembrado. As pessoas não estão deixando de adquirir as coisas, apenas estão segurando mais o dinheiro. Mas quando se trata de saúde ou estética, você doutora sabe melhor do que eu, que bem estar e autoestima vêm em primeiro lugar, e o investimento é feito de muito bom grado.

Desde que essa tal crise se iniciou, nós da MEDICOM não perdemos um cliente sequer, na verdade o que ocorreu foi justamente o contrário, mais médicos nos procuraram para cuidar da sua imagem e comunicação. Esses clientes sabem que comunicar em tempos de crise é tão necessário quanto em qualquer outra época. É preciso esta presente diariamente na mente do paciente, nem que seja com um simples “bom dia”, o médico precisa estar lá, mostrando o que sabe, expondo o que a neurociência chama de “inimigos”, que são os problemas que afetam a vida dos seus pacientes.

Esses inimigos estão constantemente agindo na vida deles, são assuntos que despertam interesse do público, e quando alguém levanta pra falar sobre eles, todos param e escutam.
Quer ver um exemplo? Veja aqui e aqui dois casos de um cliente nosso, como a comunicação correta desperta o interesse no público.

Então, quer atrair mais pacientes e afastar o fantasma da crise? Minha dica é: Comunique e apareça!
Reserve 30 minutos do seu dia para escrever sobre os “inimigos” dos seus pacientes, escolha uma imagem de boa qualidade, coloque seu nome e CRM, ou logotipo nela e poste em uma das suas redes sociais. Você vai notar como isso desperta o interesse de muita gente. 😉

Abraço e até a próxima!

Felipe Bing
Sócio Fundador